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CMV: aprenda a realizar o cálculo do custo por mercadoria vendida
Você vai aprender agora a desenvolver o cálculo do custo por mercadoria em sua empresa!
A maioria dos empresários concentra-se no componente operacional da empresa, tentando vender e distribuir mais produtos, bem como atrair novos consumidores e reter os atuais, esquecendo ou desconsiderando o preço do produto.
Existe um método simples e prático para determinar se as vendas são lucrativas ou não: o preço dos produtos vendidos.
Confira a explicação abaixo e saiba como fazer o cálculo de forma simples!
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O que é CMV?
O CMV — ou custo por mercadoria vendida — ajuda as empresas a determinar que porcentagem de lucro elas obtêm ao descobrir quanto lhes custa produzir e vender um determinado item.
Refere-se aos custos diretos associados à produção dos bens ou serviços que uma empresa vende durante um determinado período. Ela contabiliza quanto lucro é feito de uma venda depois de deduzidos os custos de fabricação/compra. Uma pequena empresa ou negócio com custos relativamente constantes, por exemplo, tem um custo padrão.
Qual a importância de calcular o custo por mercadoria vendida?
Ele é particularmente crucial para a administração, porque não apenas indica rentabilidade, mas também ajuda os gerentes da empresa a monitorar como eles compram e vendem seus produtos. O CMV deve ser calculado para melhorar o planejamento de iniciativas que levem os consumidores a comprar produtos.
Investidores e credores também dependem do custo dos produtos vendidos para calcular a margem bruta da empresa. Eles avaliam a saúde financeira da empresa, vendo quanto da receita pode ser usada para pagar despesas operacionais.
Como calcular o custo de mercadoria vendida?
Você pode calcular a CMV de várias maneiras, dependendo do tipo de produto que você está vendendo. Por isso, ter apoio especializado nesse momento é crucial!
Porém, vamos demonstrar aqui uma das fórmulas mais utilizadas. O custo de uma organização de bens vendidos pode ser determinado adicionando o estoque disponível no início do período às compras feitas durante o período e, depois, subtraindo o estoque disponível no final do período desse montante.
Isso pode ser calculado usando a seguinte fórmula: CMV = estoque inicial + compras adicionais – estoque final
Para usar essa fórmula, é necessário considerar:
Estoque inicial: custo dos bens em mãos no início de um período especificado, incluindo itens e matérias-primas que não foram vendidos no período anterior;
Estoque final: a quantidade de estoque que a empresa tem ao final de um determinado período é registrada como custo de estoque;
Compras adicionais: é a soma de todas as compras ou os acréscimos de estoque feitos durante o determinado período.
Portanto, supondo que o números são:
Estoque inicial: R$ 200.000,00;
Novas aquisições: R$ 100.000,00;
Estoque final: R$ 20.000,00…
O cálculo ficaria:
CMV = R$ 200.000,00 + R$ 100.000,00 – R$ 20.000,00;
CMV = R$ 280.000,00.
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