Ícone do site RGContaBytes Servicos

Saiba como fazer a contabilidade para ONGs

Tudo o que você precisa saber sobre a contabilidade para ONGs

Seguir os procedimentos corretos na hora de fazer a sua contabilidade para ONGs é a forma mais segura de evitar problemas com a fiscalização. Leia o nosso artigo e fique por dentro de informações valiosas. 

Uma pergunta recorrente referente às organizações do terceiro é: será necessária a contabilidade para a minha ONG? E a resposta para essa pergunta é sim, a contabilidade para ONGs é essencial.

Essas organizações são movimentadas, em sua maioria, por ações voluntárias, mas, em alguns casos, pode haver falhas nos processos, na gestão, no controle financeiro e na contabilidade.

Isso acaba implicando de forma negativa no desenvolvimento dessas entidades.

Elas contam com grandes benefícios — como a isenção de impostos — que são uma forma de incentivo financeiro para auxiliar essas iniciativas sociais.

Mas o que muitos esquecem é que para ter acesso a esses benefícios, essas organizações precisam seguir normas de contabilidade vigentes.

Quer saber mais sobre contabilidade para ONGs? Então, continue conosco!

Saiba mais sobre contabilidade para ONGs

Ao longo desse texto, mostraremos que essas normas não são complicadas. Na verdade, elas são bem simples, se você manter sempre a conformidade com sua organização financeira e fiscal.

As normas de contabilidade podem ser definidas como processos contábeis e fiscais que são exigidos de acordo com a lei.

Elas têm como objetivo fazer com que a organização financeira e contábil das empresas permaneçam em dia com a Receita Federal e com os outros órgãos responsáveis.

Mas quais são essas normas de contabilidade para ONGs? Conheça as principais delas!

Toda e qualquer organização do terceiro setor precisa fazer a elaboração correta e o envio dessas demonstrações para a Receita Federal através da escrituração.

Bem como os demonstrativos contábeis, o balanço patrimonial também é necessário para a escrituração contábil, e deve levar em consideração o patrimônio contido pelo capital social da organização.

Como as ONGs não possuem prejuízo ou lucro, é feita a mudança dos nomes de lucro (superávit) e prejuízo (déficit).

Esses, assim como os outros dados, devem ser mantidos em dia com a fiscalização através de relatórios claros da sua situação financeira.

Além desses, ainda será necessário se atentar a outros documentos, como o alvará de funcionamento, e licenças que são indispensáveis para o funcionamento dessa organização.

Seguindo essas normas, uma ONG terá direito a todos os benefícios fiscais disponíveis e previstos por lei para que a organização possa crescer e alcançar cada vez mais pessoas.

Além disso, com o auxílio da contabilidade será possível ter em mãos dados fundamentais para a otimização do desempenho dessa organização junto à comunidade.

Pois, através de um bom planejamento, essa organização será capaz de utilizar, de forma mais precisa, os seus recursos.

RG Contabytes: os serviços contábeis que você precisa para a organização e desenvolvimento da sua ONG

Diante do que trouxemos, fica clara a necessidade da contabilidade para ONGs, não é mesmo? O profissional de contabilidade tem os conhecimentos necessários para te ajudar.

Além de toda a documentação exigida por lei, esse profissional também te ajudará a pagar cada vez menos impostos.

Agora que você já percebeu a importância da contabilidade para a sua ONG, o que acha de encontrar um escritório de contabilidade o mais rápido possível para te ajudar?

Nós, da RG Contabytes, somos uma empresa inovadora que utiliza tecnologia, conhecimento, experiência e qualidade para realizar um atendimento especializado e de excelência para os nossos clientes.

Entre em contato conosco, converse com um de nossos especialistas e conheça todas as vantagens dessa parceria.

Estamos aguardando o seu contato!

Ter uma contabilidade especializada para minha ONG!

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile